segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Núcleo de Biblioteca e Informação, junta-se à  Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) que decorre de 24 a 30 de outubro, enquadrando-se numa iniciativa internacional que tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento, promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition).



OpenAIRE Webinars
Durante a Semana Internacional do Acesso Aberto serão realizados vários webinars através do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa.
Os Webinars podem ser consultados aqui .


Saiba mais sobre o  Acesso Aberto:

Princípios Orientadores do MCTES no âmbito da Ciência Aberta | Conhecimento para Todos
O Governo através do MCTES elegeu a promoção do conhecimento para todos como pilar do seu programa, estando o MCTES empenhado na elaboração e implementação de uma política nacional de ciência aberta, desempenhando uma posição ativa no debate atualmente em curso no plano internacional e especialmente europeu.

No documento que se segue, encontram-se delineados os princípios orientadores que servirão de base para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta assim como algumas metas a curto e longo prazo para a concretização desta Política, disponível  aqui.

"O conhecimento é de todos e para todos."
A Resolução do Conselho de Ministros nº 21/2016, 1ª série – nº70 de 11 de abril de 2016 proclama o conhecimento uma condição determinante para a promoção do desenvolvimento e do bem-estar, considerando o
acesso à sua fruição um direito inalienável de todos os portugueses.
O texto integral encontra-se disponível aqui .

Declaração COAR-UNESCO sobre Acesso Aberto
Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR) e a UNESCO acabam de publicar uma declaração conjunta sobre Acesso Aberto, destacando algumas preocupações relativamente a uma viragem para a utilização de um modelo baseado em Custos de Processamento de Publicações (APCs).
O texto integral encontra-se disponível aqui.

RCAAP
Numa altura em que muito se fala de Ciência Aberta e de Acesso Aberto, o portal RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) agrega mais de 110 recursos nacionais, os quais disponibilizam cerca de 330.000 documentos.