quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL DA UNESCO

Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos.
Explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Segundo Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e por outras 32 instituições, a Biblioteca Digital Mundial, tem sobre tudo carácter patrimonial: “A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação sobre o seu conteúdo. Os documentos foram digitalizados e incorporados no idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o Português.

A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, filmes, mapas, fotografias e ilustrações.

Entre as obras que constituem no momento a BDM destacam-se a Declaração de Independência dos Estados Unidos, as Constituições de numerosos países, um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história, o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo, o original das "Fábulas" de Lafontaine, a Bíblia de Gutemberg, umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C…. e muito mais disponível em: http://www.wdl.org/es/

Sem comentários: