segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Normas de Orientação Clínica


Caros(as) Colegas e Amigos(as):

Como deve ser já do vosso conhecimento, vão realizar-se proximamente em Lisboa duas conferências científicas sobre Normas de Orientação Clínica - NOCs ( guidelines ), para as quais gostaríamos de os/as convidar estar presente. São elas:


1. de 30 a 31 de Outubro de 2009 , a Reunião da Red Iberoamericana de Guias de Prática Clínica (IberoGPC), que congrega os indivíduos e instituições envolvidos no desenho, disseminação e implementação de Normas de Orientação Clínica nos países de língua portuguesa e espanhola (Península Ibérica , América Central e do Sul); tem sede em Espanha e o Presidente é espanhol (Dr. Ignacio Marin); esperam-se cerca de 100 congressistas, o local do evento é o Edifício Egas Moniz da nossa Faculdade e o site é http://www.iberogpc09.com/.


2. de 1 a 4 de Novembro de 2009 , a Conferência Internacional da Guidelines International Network (GIN) que é a maior rede a nível mundial de organizações e de indivíduos envolvidos no desenho, disseminação e implementação de Normas de Orientação Clínica; tem sede na Escócia e a Presidente é também escocesa (Profª Sara Twadle); esperam-se cerca de 500 congressistas, o local de realização do evento é a Universidade Católica Portuguesa e o site é http://www.gin2009.net/.


A realização destas duas reuniões em Portugal - a cargo do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) - constitui uma oportunidade única, já que permitirá o contacto com o que de mais relevante se faz internacionalmente em termos de investigação e aplicação prática destes instrumentos de apoio à decisão clínica.


Para informações sobre os programas científicos e inscrições, é favor visitar os websites indicados ( http://www.iberogpc09.com/ e http://www.gin2009.net/ ), onde poderão ser encontrados todos os detalhes relevantes.


Esperando a vossa participação nestes eventos, apresento-lhes os meus melhores cumprimentos.




Prof. Doutor António Vaz Carneiro FACULDADE DE MEDICINA DE LISBOA
Director-Executivo, Instituto de Formação AvançadaProfessor Bibliotecário, Biblioteca Central – Centro de Documentação e Informação
Av. Prof. Egas Moniz 1649-028 Lisboa


António Vaz Carneiro, MD, PhD, FACP FACULTY OF MEDICINE UNIVERSITY OF LISBON
Executive-Director, Institute for Advanced Education
Av. Prof. Egas Moniz

Sem comentários: